sexta-feira, 9 de março de 2007


Andam por aí falsos funcionários da Águas de Coimbra

Atenção. Quando lhe tocarem à campainha e lhe pedirem para verificar a qualidade de água, todo o cuidado é pouco. A denúncia partiu da empresa da Águas da Figueira da Foz que registaram algumas queixas de pessoas que foram abordadas nos últimos dias nesse sentido. O estranho é que não se registaram até agora furtos.

Criança cigana morre ao atravessar a linha de comboio

Uma criança de dois anos foi violentamente colhida, no passado dia 8 de Março, por um comboio que circulava entre as duas estações de Coimbra (A e B), nas traseiras da Rodoviária da Beira Litoral.
A criança pertencia a uma família de etnia cigana, acampada nas imediações, debaixo do açude-ponte, a poucos metros da linha de comboio. A mãe da criança teve que receber tratamento hospitalar por ter entrado em estado de choque.

quarta-feira, 7 de março de 2007

Reitor da Universidade critica Governo de Sócrates



Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra, criticou o governo na tomada de posse da Universidade de Coimbra (UC), salientando a necessidade de um reforço do financiamento do ensino superior público. O reitor, agora empossado para mais um mandato, chamou a atenção para o recente relatório da OCDE, "que aponta sem ambiguidades o contra-senso entre queremos adoptar um paradigma de desenvolvimento baseado em mão-de-obra qualificada, em investigação e em inovação, e mantermos um dos mais baixos níveis europeus de habilitação média da população activa e uma das mais baixas taxas de diplomados do ensino superior de toda a Europa". Seabra Santos deixou um desafio: a assumpção de "um pacto para a modernidade".

Comerciantes sentem-se abandonados pela autarquia!



Há cerca de três meses caíram dois prédios na Travessa dos Gatos e até agora os comerciantes lesados não receberam qualquer contacto da Câmara Municipal de Coimbra. Dos proprietários de estabelecimentos comerciais, há quem tenha ficado com todo o conteúdo da loja debaixo dos escombros e há quem não possa sequer calcular os prejuízos já que, desde a queda dos prédios, não pode reabrir o seu estabelecimento por estar situado em edifício próximo agora em perigo, depois da derrocada. O inquérito realizado pela autarquia não resultou ainda numa apresentação de dados e de causas, sabendo-se que os esclarecimentos adicionais pedidos por João Rebelo à Comissão de Inquérito, liderada por António Tadeu, foram já entregues, há mais de duas semanas.

Câmara usa autocarros para denunciar desigualdades no financiamento dos transportes



Conforme deliberado em sessão de Câmara, os autocarros de Coimbra ostentam um cartaz em que se denuncia a desigualdade de tratamento do Governo em relação aos transportes urbanos públicos.



Esta medida merece os meus aplausos!

O concurso da RTP

A propósito de Salazar, a RTP tem sido criticada nos últimos dias por causa do programa Os Grandes Portugueses. O programa visa, através do voto dos telespectadores, escolher a personalidade mais marcante da nossa História.
D. Afonso Henriques, Álvaro Cunhal, Oliveira Salazar, Aristides de Sousa Mendes, Fernando Pessoa, infante D. Henrique, D. João II, Camões, Marquês de Pombal e Vasco da Gama são os dez finalistas deste programa.
De facto, a RTP conseguiu a sua missão de serviço público ao transformar a História em espectáculo por mera razões de audiência. Não podia deixar de estar do lado dos historiadores. Não se pode manipular a História… Não somos donos da verdade, da fé e da cultura. Um programa como este, e produzido por uma televisão pública não pode deixar de ser uma ofensa à nossa inteligência!

Salazar ainda incomoda?

A criação de um museu na casa onde viveu Salazar será ou não uma boa ideia? O facto ainda continua a mobilizar pessoas. Sobretudo na terra natal do ditador, Santa Comba Dão, onde ele continua a ser uma referência.
Essa mobilização poderá ter razões político-ideológicos, mas dever-se-á, muito mais, acreditam os sociólogos e historiadores, a questões de bairrismo e de defesa da terra.
A transformação da casa da família de Oliveira de Salazar, em Vimieiro (perto de Santa Comba Dão, junto à estação ferroviária, na outra margem do Dão), em núcleo museológico assumiu no sábado passado, o ponto alto e a sua maior visibilidade, ao reunir apoiantes e opositores ao projecto. A GNR, por Deus, impediu os confrontos…
É certo que Salazar ainda continua bem vivo nas nossas memórias. Ninguém quer regressar a uma ditadura. Ora, não podemos apagar a história como se ela nunca tivesse existido. Ao aprendermos com a história, servirá para não repetirmos os erros do passado. Entendo perfeitamente que o espólio de Oliveira Salazar deve ser preservado e mostrado. Alguém tem dúvidas?

O regresso de Portas?

Paulo Portas decidiu regressar à liderança do CDS-PP. Não é novidade. Já se esperava há muito esta atitude, pelas movimentações que se faziam sentir, nomeadamente no Parlamento.
Ao avançar para a liderança do CDS-PP, independentemente do método usado para lá chegar é questionável. É previsível o resultado. Paulo Portas tem a comunicação social do seu lado. Conhece bem a máquina por dentro e por fora. Conhece bem a arte de representar, não teria sido ele, tão grande actor. Um actor de rua e de feiras às quais nos acostumou… Paulo Portas possui também um grupo de apóstolos, que o seguem desde da primeira hora. É disso que Portas gosta. Ser o centro das atenções. Ser amado e venerado.
Quanto a Ribeiro e Castro é um líder apagado, sem brilho, sem protagonismo e sem poder de comunicação. Não quer dizer que seja má pessoa, antes pelo contrário. Acho que o CDS-PP nunca teve um líder tão empenhado na unificação das suas bases. Tem-se desdobrado pelas diversas concelhias, participando activamente em programas de políticas económicas-sociais, de educação etc… Só que isso não chega… Ribeiro e Castro não é deputado, logo à partida, tem dificuldades em fazer oposição.
Portas já disso não se pode queixar. Mas, tem-se preocupado em fazer oposição interna. Não foi para isso que o leitorado do CDS o escolheu.
O Governo do Eng. Sócrates precisa de oposição. E aí os partidos da direita tem falhado. É claro que se o PSD pudesse votar, votaria Ribeiro e Castro. Portas irá dar algumas dores de cabeça a Marques Mendes.
Caberá ao eleitorado do CDS-PP decidir se quer um partido a subir 7 a 8 % com Portas ou se pretende manter-se na fasquia dos 4, 5% com Ribeiro e Castro…