terça-feira, 6 de novembro de 2007

Manuel Lobão poderá ter que regressar à PSP



O Comandante da Polícia Municipal, Manuel Lobão, poderá ter que regressar à PSP já no próximo ano, caso esta força policial mantenha a intenção de não ceder mais graduados. O problema até seria de fácil resolução, caso a Câmara pudesse requisitar um novo comandante junto de uma outra força de segurança, mas não pode.
Carlos Encarnação reconhece que é "uma lacuna da lei", não conseguindo nomear mais ninguém a não ser um graduado da PSP.
Entretanto, o presidente da autarquia já iniciou contactos formais com a direcção nacional desta força policial para tentar encontrar uma solução. Mas neste momento sublinhou, só existem dois caminhos: "ou continua o actual comandante ou é nomeado outro".
De acordo com o presidente da autarquia, o problema não exclusivo da Polícia Municipal de Coimbra. "Acontece o mesmo em todas as outras polícias do país". A PSP queixa-se da falta de efectivos e não quer continuar a disponibilizar elementos às autarquias.
O assunto foi falado na última reunião de Câmara, na sequência de uma carta anónima que chegou a Carlos Encarnação, na qual eram denunciadas uma série de irregularidades na Polícia Municipal, entre as quais a compra de fardamento sem concurso público. Sobre esta matéria, o edil, disse ter encaminhado o assunto para o gabinete jurídico da autarquia, que agora sugeriu a abertura de um inquérito e a nomeação de um inquiridor.
Nessa carta anónima que chegou às mãos do presidente, sabemos que são denunciadas as eventuais ilegalidades das nomeações do comandante e do subchefe, também ele requisitado à PSP, pelo facto de não possuírem nenhuma licenciatura em Direito.


>Miguel Cotrim

Sem comentários: