quarta-feira, 21 de março de 2007

Presidentes de Junta disputam território


O presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Bispo, Antonino Antunes, cumpriu a promessa de colocar uma placa toponímica com a inscrição "Caminho das Vinhas" mesmo ao lado de uma outra em que figura um nome idêntico, colocada, já há alguns meses, pela Junta de Freguesia de Santa Clara. Em causa está uma disputa de território pelos Alqueves, uma zona habitacional em crescimento, reclamada pelos autarcas destas duas freguesias, ambos garantindo a existência de documentos que provam a posse administrativa do local.
A disputa motivou já queixas na polícia e idas a tribunal, quando, em 2005, o presidente da Junta de S. Martinho mandou retirar do local uma indicação ali colocada pelo seu opositor. A indignação deste levou-o a denunciar o facto às autoridades e a avançar mesmo com uma queixa, arquivada depois pelo Ministério Público. Uma nova tentativa de José Simão levou ainda o caso ao Tribunal de Instrução Criminal, que concluiu não ter havido "qualquer ilícito criminal" nem crime de dano qualificado na remoção da dita placa.
Antonino Antunes diz que mantém a sua posição e afirma não ter "receio de nada" por ter a razão do seu lado. José Simão também não cede e promete bater o pé por uma zona que diz pertencer a Santa Clara há mais de 150 anos. Os moradores, apanhados no fogo cruzado, dividem-se também. "Tenho mais de 60 anos, sempre vivi aqui e isto sempre foi Santa Clara", diz um. "Isto sempre foi S. Martinho do Bispo", responde outro com segurança. Certa é a querela que agora divide as duas freguesias. E essa está agora bem visível nas duas placas colocadas lado a lado.

Sem comentários: