quarta-feira, 21 de março de 2007

Antanhol recebe parque tecnológico


No próximo dia 23 de Março vão ser analisadas as propostas do concurso público internacional realizado para a construção da primeira parte do projecto Coimbra iParque, localizado nas freguesias de Antanhol e S. Martinho do Bispo.
O edifício principal do parque vai ser a primeira obra a ser edificada na fase inicial do projecto. Para uma outra etapa fica a construção das zonas de turismo, de lazer e de habitação.
Segundo Horácio Pina Prata, vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), "o parque de ciência e tecnologia vai ser uma realidade a curto ou médio prazo", no sentido de fixar empresas a nível de saúde, das biotecnologias das telecomunicações de multimédia e "potenciando a afirmação de Coimbra como interlocutora na rede de desenvolvimento económico e tecnológico".
A primeira fase de construção vai ocupar 29.8 hectares dos 100 disponíveis para o projecto final do parque, num investimento que ronda os 20 milhões de euros.
Um dos objectivos é fazer com que as empresas de referência de Coimbra se fixem neste espaço e localizem lá as suas sedes. "Já estão a ser formalizados protocolos neste sentido, para localizar infra-estruturas de investigação e desenvolvimento de empresas de sectores da alta tecnologia, da saúde e das telecomunicações" adianta o vereador.
O projecto vai criar cerca de cinco mil postos, directa e não directos, dada a pluralidade dos serviços que vão existir no local.
Para já, a CMC adjudicou a obra das acessibilidades ao parque. Uma vez que a construção das primeiras infra-estruturas se encontra em concurso, a adjudicação da primeira fase vai ser feita em Junho, depois de analisadas todas as propostas. "Esperemos que muitas empresas concorram e vamos escolher a proposta que reunir melhores condições", afirma ainda Horácio Pina Prata.

Sem comentários: