quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Cunhal dá nome a rua de Santa Clara


Carlos Encarnação homenageou o seu adversário político ao afirmar que em Coimbra não há nomes proibidos. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra diz que em Coimbra há "liberdade, tolerância e democracia" e que faz todo o sentido existir uma rua chamada de Álvaro Cunhal.
A rua Álvaro Cunhal fica situada no Alto dos Barreiros, freguesia de Santa Clara, concelho de Coimbra, onde o dirigente do Partido Comunista Português (PCP) nasceu.
No dia em que completaria 94 anos, o histórico líder do PCP, sempre adverso a homenagens, acabou por ser alvo de um preito, considerado "muito justo" pela sua irmã, Eugénia Cunhal. Mais de duas centenas de pessoas participaram nesta cerimónia.
A placa, descerrada por Carlos Encarnação, Jerónimo de Sousa e Eugénia Cunhal, foi o culminar de uma proposta, da Comissão de Toponímia, aprovada pelo executivo municipal, da coligação de direita.
"Os nomes que constam nas ruas são os que o povo escolhe. Em Coimbra, não há nomes proibidos. Álvaro Cunhal era meu adversário político, mas, concorde-se ou não, teve o mérito de lutar por ideais. Nunca confundi as divergências políticas com a admiração que tinha pela figura de Álvaro Cunhal.
Jerónimo de Sousa saudou a decisão de Coimbra ter atribuído o nome de Álvaro Cunhal a uma rua. O secretário-geral do PCP relembrou o percurso do político, mas também do escritor.

Sem comentários: