quinta-feira, 3 de maio de 2007

Vai um cigarrinho?


A partir de agora vamos passar a fumar às escondidas. Fumar passa a ser ilegal em Portugal.

As doenças com origem no consumo do tabaco estão cientificamente provadas. Os gastos que o Estado tem com a saúde, em consequência do fumo, activo e passivo, são também conhecidos. Segundo a Associação Portuguesa de Tabacologia, este vício mata 12 mil portugueses por ano.
O projecto do Governo que foi discutido ontem na Assembleia da República visa proteger os não fumadores, embora peca por tardio. Acho bem, que não se fume em repartições públicas, escolas, hospitais e restaurantes. De facto, é desagradável almoçar ou jantar num ambiente de fumo. Apesar de ser fumador, também não tolero partilhar o meu cozido à portuguesa com o cigarro do meu vizinho. Se for um charuto ainda pior. Trata-se da saúde pública em primeiro lugar, mas também de uma regra de educação e de comportamento em sociedade. Aprender a respeitar o outro é a primeira regra básica para se poder viver em harmonia e em democracia. Quanto a isso dou a minha mão à palmatória.
Agora, o que não acho bem é a perseguição que se faz aos fumadores como se fossem criminosos. As medidas são na minha modesta opinião muito proibitivas. Costuma-se dizer que o fruto proibido é sempre o mais apetecível.
Ora, eu acho que não devemos cair em exagerismos. Esta proposta de lei é tudo menos democrática. Penalizar um fumador com uma coima que pode variar de 500 a mil euros é exagerado. Se o vício é uma doença, devemos tratar dela e não penalizar ainda mais o doente, neste caso o fumador. Não vejo o Governo preocupado em campanhas de sensibilização contra o tabaco. Pelo menos, nunca me chegou nenhuma informação à redacção deste jornal. Sim, eu sei, é mais fácil penalizar do que prevenir. Isso não traz custos, antes pelo contrário…
A poluição provocada pelos escapes dos automóveis não será mais prejudicial a saúde? Uma Co-incineradora que este Governo quer instalar à força em Souselas não será ainda mais prejudicial?
Concordo que se deixe de fumar em recintos públicos. Incomoda-me é a “pide” que se pretende criar para autuar os fumadores, e os “bufos” para denuncia-los. E um toxicodependente que se injecta em plena rua, também, ele será autuado? Que medidas, este Governo pretende impor para acabar com o tráfico e venda de drogas nas ruas?

Não... ainda não me conveceram

Miguel Cotrim

Sem comentários: